quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

«O abismo é o muro que tenho / Ser eu não tem um tamanho»: a poesia de Fernando Pessoa e a desconstrução budista da noção de «eu», por Paulo Borges

Resumo

Procuramos, a partir deste e de outros poemas de Fernando Pessoa, apontar afinidades e contrastes com a desconstrução budista da noção de "eu" como uma id-entidade substancial, existente em si e por si, separada e permanente. Pretende-se mostrar que, enquanto a via do Buda configura um caminho do meio entre essencialismo e niilismo, já o pensamento e a experiência pessoanos oscilam entre esses dois extremos.

Paulo Borges (Centro de Filosofia, UL)


Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia.
Director da revista Cultura ENTRE Culturas.
Sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.
Sócio-fundador e ex-vice-presidente da AIEM – Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente.
Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva.
Presidente da Direcção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), pelo qual foi cabeça de lista por Lisboa nas Eleições Legislativas de 2011. 

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 22 livros de ensaio, poesia, ficção e teatro. Publicações mais recentes:  

Uma Visão Armilar do Mundo. A vocação universal de Portugal em Luís de Camões, Padre António Vieira, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, Lisboa, Verbo Editora, 2010.
Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar, Lisboa, Âncora Editora, 2010.
Agostinho da Silva: penseur, écrivain, éducateur, Paris, L’Harmattan, 2010 (organizador com Idelette dos Santos e José Manuel Esteves).
Olhares Europeus sobre Fernando Pessoa (organizador), Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010.
“A Questão dos Direitos dos Animais”, estudo incluído na obra de Hélder Martins Leitão, A Pessoa, a Coisa, o Facto no Código Civil, Porto, Almeida & Leitão, 2010.
O Teatro da Vacuidade ou a Impossibilidade de Ser Eu. Estudos e ensaios pessoanos, Lisboa, Verbo, 2011.
“Posfácio” a Fernando Pessoa, Philosophical Essays: a critical edition, organizado por Nuno Ribeiro, Nova Iorque, Contra Mundum Press, 2012.
Il teatro della vacuità o l’impossibilità di essere io. Studi e saggi pessoani, Milão, Bietti, 2013 (no prelo).